A pessoa com problemas ligados ao álcool – interpretação e intervenção sistémica

Bruno Jesus, Isabel Barroso, Clara André

Resumo


Os cuidados de Enfermagem na Comunidade englobam um vasto leque de intervenções, no entanto o aprofundamento em determinadas áreas assume uma importância elevada. O presente trabalho pretende demonstrar a evidência científica no tratamento das pessoas com Problemas Ligados ao Álcool.

A dependência alcoólica é uma doença caracterizada pela cronicidade, diagnóstico duplo e consequentes alterações ao nível orgânico, psicológico e social.

A intervenção da Enfermagem nestas pessoas implica uma abordagem específica e sistémica, com o objetivo de reduzir a probabilidade de recaídas e promover estilos de vida saudáveis.

Foram realizadas diversas intervenções individuais e de grupo assentes nos princípios da capacitação e do empowerment, as quais resultaram de uma contextualização teórica sistémica e enquadramento na unidade de tratamento especializada. Daqui decorreu a construção de um modelo original de interpretação sistémica da problemática.

Com a finalidade de demonstrar a prática baseada na evidência foi também realizada uma Revisão Sistemática da Literatura.  

 

Palavras-chave: Enfermagem Comunitária, Problemas Ligados ao Álcool, Empowerment, Abordagem Sistémica.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Copyright Stainless Steel Teapot And Osmanthus Oolong Tea