SOCIAL ENTREPRENEURSHIP: opportunities for change and social development

Wander Moreira da Costa

Resumo


RESUMO

 Este estudo é resultado da experiência do autor junto ao Instituto Xopotó, localizado na pequena e pobre cidade de Brás Pires - MG, zona da Mata Mineira, onde nasceu e viveu até os 12 anos de idade. O objetivo principal deste trabalho foi demonstrar como o empreendedorismo social é capaz de promover a experiência da inovação, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades. O estudo de caso proveniente da arte da criação de artesanatos manuais, a partir da utilização da palha do milho, desperta novas descobertas, novos atalhos para gerar sentido na vida das pessoas, revelando habilidades como a cooperação, o protagonismo da mulher e o trabalho em equipe, por meio de um projeto que integra o conhecimento de novas competências e promove um ambiente acolhedor e fértil para produções criativas e inovadoras.

 


Palavras-chave


Empreendedorismo social, Desenvolvimento local, Inovação, Oportunidades

Texto Completo:

PDF

Referências


Ashoka (2010), Consultado em 15 de Março de 2010. Disponível em www.ashoka.org.br.

Ashoka Empreendedores sociais e Mackisey e Cia.(2001) Inc. Empreendimentos sociais sustentáveis. São Paulo: Petrópolis.

Bastos, Maria Flávia.(2013). Educação e Empreendedorismo Social: um encontro que (trans)forma cidadãos. Belo Horizonte: Mazza Edições.

Dees, J. Gregory. (1998). Enterprising Nonprofits, Harvard Business Review, January-February.

DORNELAS, José Carlos Assis. (2005). Empreendedorismo: transformando idéias em negócios (2ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Elsevier.

Drucker, Peter. (1987). Inovação e Espírito Empreendedor (emtrepreneurship): prática e princípios. Publicado pro Cengage Learning Editores.

Drucker, Peter F. (1996). Administrando em Tempos de Grandes Mudanças, São Paulo: Pioneira.

Fialho, Francisco Antonio Pereira. (2007). Empreendedorismo na Era do Conhecimento. Florianópolis: Visual Books.

Filion, L.J. (2004 Abril-Junho) Entendendo intraempreendedores visionistas. Revista de negócios. Blumenau, Vol.9, nº 2, páginas 65-80.

Grupo Educacional. Consultado em 01 de Julho de 2015. Disponível em

Instituto Xopotó. Consultado em 01 de Julho de 2015. Disponível em:< www.institutoxopotó.org.br.

OLIVEIRA, Edson Marques.(2004). Empreendedorismo Social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Melo Neto, Francisco Paulo de., & Froes, César.(2001). Responsabilidade Social e Cidadania: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Melo Neto, Francisco Paulo de., & Froes, César.(2002). Empreendedorismo Social. Rio de Janeiro: Qualitymark, .

Talhuber, Jim. The Definition of a Social Entrepreneur, The National Center for Social Entrepreneurs. Consultado em 20 de Abril de 2015. Disponível em: http://www.socialentrepreneurs.org/entredef.html.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
Tea Sets and Tea Set