MOOC PARA TODOS – EXCEL PARA PRINCIPIANTES MOOC for All – Excel for Beginners

Andreea Blidaru, Cátia Sá, Susana Santos, João Samartinho

Resumo


MOOC (Massive Open Online Courses) significa Curso Online Aberto e Massivo e é um meio de aprendizagem num ambiente virtual que pode ser frequentado por qualquer pessoa.

No contexto educativo, os MOOCs têm vindo a ganhar importância, uma vez que proporcionam condições para a criação de redes e comunidades de aprendizagem aberta onde se beneficia da interação, da partilha e da redistribuição de conhecimento.

O MS Excel faz parte do “MS Office”, um pacote de produtos que combina vários tipos de software. É uma folha de cálculo eletrónica, indispensável para trabalhos de escritório e documentos em geral que necessitam de ser organizados em pouco tempo e com precisão.

Um MOOC sobre Excel irá permitir aos seus participantes adquirirem competências na área da folha de cálculo onde poderão aprender a utilizar as ferramentas principais e a aplicar algumas funções básicas. O MOOC está dividido em quatro módulos: Introdução ao Excel, Funções de Texto, Funções Matemáticas e Datas. Quando concluídas as atividades o participante poderá solicitar o seu certificado de participação. O MOOC será desenvolvido na plataforma e-Raízes Redes.

 

ABSTRACT

MOOC (Massive Open Online Courses) means Open and Massive Online Course and is a means of learning in a virtual environment that can be frequented by anyone.

In the educational context, MOOCs have gained in importance as they provide conditions for the creation of networks and open learning communities where they benefit from the interaction, sharing and redistribution of knowledge.

MS Excel is part of "MS Office", a product package that combines several types of software. It is an electronic spreadsheet, indispensable for office work and documents in general that need to be organized in a short time and with precision.

A MOOC over Excel will enable its participants to acquire competencies in the area of the spreadsheet where they can learn to use the main tools and apply some basic functions.  The MOOC is divided into 4 modules: Introduction to Excel, Text Functions, Mathematical Functions, and Dates. When the activities are completed the participant can request their certificate of participation. The MOOC will be developed in the e-Raízes Redes platform.


Palavras-chave


Conhecimento, e-Raízes Redes, Excel, MOOC, Partilha, Knowledge, Sharing

Texto Completo:

PDF

Referências


Dixon, H. (2007). Excel 2007: Beyond the Manual. Disponível em http://link.springer.com/book/10.1007/978-1-4302-0389-6

Downes, S. (2011, janeiro, 5). Connectivism' and Connective Knowledge. Huffpost Education. [Consultado a 17.03.2017]. Disponível em http://www.huffingtonpost.com/stephendownes/connectivism-andconnecti_b_804653.html

e-Raízes Redes - http://elearning.ipsantarem.pt/

Gonçalves, B., Torres, E., Chumbo, I.,& Gonçalves, V. (2015). Massive Open Online Course (MOOC) na Formação Contínua de Professores: Um Estudo de Caso. Revista Onis Ciência, 3(10). maio / agosto 2015.

López, C., Hernández, P., & Barrera, A. (2015). Recursos educativos inovadores en el contexto ibero-americano. Universidad de Alcalá.

Nascimento, J.; Silva, P.; & Samartinho, J. (2009). Simulador de gestão de projectos [Poster]. In Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 9, Viseu, 2009. [Consultado em 23.02.2017]. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.15/93

Pedro, N., & Baeta, P. (2016). Tecnologias da Informação em Educação. Indagatio Didactica, 8 (5).

Petriglieri, G. (9 de outubro de 2013). Let them eat MOOC. Harvard Business Review-Blog Network. [Consultado a 17.03.2017]. Disponível em https://hbr.org/2013/10/let-them-eat-moocs

Roque, V. (2009). Microsoft Excel 2007 - Manual. Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG. Disponível em http://hdl.handle.net/10314/1249

Torres, A., Pacheco, N.B., Pacheco, T., Novo, C., Galego, J., & Dias, J.M. (nd). MOOC - Massive Open Online Course - Numa Instituição Portuguesa de Ensino Superior.

Yuan, L., & Powell, S. (2013). MOOC and Open Education: Implications for Higher Education. Disponível em http://publications.cetis.org.uk/2013/667


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Copyright Stainless Steel Teapot